sexta-feira, 24 de abril de 2009

Textos de Português - Tirinhas


Textos das tirinhas escritos no dia 17 de Abril.
O objetivo era dar ordem às tiras e escrever um texto coerente com o que se montou.















Christian Andrey Vieira
Nem Tudo Que Reluz É Ouro

Aroldo é um menino muito sapeca, mas obediente e comportado também. Ele mora no Sítio Camargo. Em sua fazenda há uma vaca que nos últimos dias vinha comportando-se muito mau quando tiravam seu leite.

Certa manhã, Aroldo, ao tomar seu café da manhã, sentiu falta de mais leite, sem demora buscou seu banquinho e o balde para tirar de Vanessa, a vaca com mau humor. Já com a metade do balde cheio, Vanessa que não estava gostando, invocou-se e expulsou Aroldo da leiteria a chifradas e aos mugidos, mesmo ela a tratando com muito carinho.

Dias depois sem poder tirar leite, Aroldo foi consultar um veterinário, que foram juntos ao potreiro, com muito medo. E chegando lá uma grande surpresa que os deixou muito feliz, Vanessa estava tendo um pequeno terneiro, que em poucos dias seria uma grande vaca de leite.


Marina dametto

Pedrinho e o susto do leite


Em uma manhã ensolarada Pedro acordou cedo com o cantar do galo Joanito, abriu a janela e foi para a cozinha morrendo de vontade de tomar um leite quentinho.

Foi para a cozinha e ao sentar-se à mesa deparou-se com um delicioso bolo de laranja, recém saído do forno, mas, cadê o leite? Sua mãe naquela manha esqueceu de ir buscá-lo. Como Pedro estava com uma enorme vontade do leite quentinho foi até a dispensa, pegou um balde e um banquinho e foi para o potreiro.

Quando ele chegou perto da vaquinha Lindóia, que naquela manhã estava de mal-humor percebeu que algo estava diferente a ao se sentar no banquinho, Lindóia começou a pular como uma louca de um lado para o outro e Pedro apavorado sem saber o que fazer corria e a vaca corria atrás dele também.

Foi então que ele teve uma idéia tentou distrair a vaca e pulou a cerca do potreiro, assustado foi para casa, cansado e sem o leite, depois deste dia ele decidiu que nunca mais iria tomar leite.


Daniela Zanini e In Monpanai

O leite de Boonrrod


Era um belo dia de segunda – feira, e a mãe de Zezinho, Dona Maria, havia ido até a cidade, pois era dia de feira.

Logo pela manhã, Zezinho acordou e viu que sua mãe não estava em casa. Sozinho, viu que havia um belo dia de sol, resolveu tomar seu café da manhã para logo ir brincar. Arrumou a mesa e percebeu que o frasco de leite estava vazio e resolveu ir buscar, como morava em uma fazenda, tinha muitas vacas por lá. Boonrrod, sua vaca preferida, estava pastando, Zezinho decidiu ir até ela para pegar um pouco de leite para o seu café. Preparou tudo, calçou as botas, pegou o balde e foi em busca de seu leite.

Quando Zezinho foi tirar o leite da vaca, algo de estranho aconteceu, pois ela simplesmente o atacou e ele começou a correr. Correu, correu assustado. Depois deste episódio Zezinho, com medo, desistiu de tirar o leite e rumou até sua casa.



Carlos Adriano Costa

Em Busca do Leite


Na manhã ensolarada de um domingo, o jovem Pablo se viu correndo e pulando por cima da cerca, certamente não esperava aquela reação do animal enfurecido.

Tudo começou quando o pequeno Pablo de apenas oito anos acordou e resolveu ir tirar o leite para o café da manhã. Então, Pablito pegou seu banquinho e o balde e foi até o potreiro, confiante, para tirar leite pela primeira vez na vida, sem ajuda de seu pais que haviam ido ao mercado na cidade. Ele ia assoviando pelo caminho, e também admirou os preciosos cavalos de sua família.

Prestes a chegar, avistou de longe sua vaquinha Sara Lee e começou a conversar com ela. Aí aconteceu o inesperado, o grande mamífero avançou para cima do jovem e que quando notou aquilo, imediatamente começou a correr e Sara Lee foi atrás. Logo Pablo deparou-se com a cerca e quando estava prestes a pula, tropeçou. Já no chão, Pablo assiste a vaca caindo por cima dele.

O menino gritou e acordou assustado, porém tranquilo abriu a janela e viu o lindo dia ensolarado, foi então ao banheiro e dirigiu-se à cozinha. Sentado em frente a mesa notou que faltava leite, entretanto após este pesadelo, ele só beberia leite se viesse em uma caixinha, pois o risco de morrer era menor.


Simone Guerra

A vaca Fiona


Era uma manhã linda e ensolarada. O canto dos galos soou aos meus ouvidos e me fez despertar. O Sítio do Tio João, onde passei minhas férias de verão no ano de 1983 era realmente bonito. O verde das árvores surpreendia todos.

Bem, voltando àquela manhã, acordei e, ao abria as janelas da pequena casinha, tive a imensa vontade de fazer o que nunca havia feito: Tirar leite da vaca do sítio, a Fiona. Lá estava indo e, preparado, entrei no curral, disposto a concretizar meu desejo momentâneo. Porém, o efeito não foi o esperado: Fiona, que era conhecida pelo mau comportamento com estranhos, não se alegrou com minha presença. Deu-me um chute e me fez correr, e o pior: Acompanhou-me na tal corrida.

Assustado, resolvi abandonar o curral e voltar para a casinha do Sítio. Infelizmente, esta minha volta foi solitária, sem o tal sonhado leite. E, sentado à mesa, o que me ele era o que me faltava. Após aquele dia, voltei para minha casa na cidade e, a partir, só compro leite industrializado.


Guilherme Slongo

O caso do Tombo Feio


Maneco era o dono de um sítio, mas esse sítio não tinha nome, pois ele não tinha idéias boas para nomear sua fazenda que tinha comprado recentemente.

Numa bela manhã de sábado, no seu primeiro final de semana no sítio, foi tomar seu café. Mas sentiu falta de algo muito essencial no seu desjejum: o leite!

Maneco se lembrou que quando comprou o sítio, uma vaquinha tinha sido deixada ali pelo antigo dono. E lá foi ele tirar um leitinho fresco da vaquinha Filomena.

Antes de se encaminhar para o potreiro, Maneco foi pegar o balde e o banquinho. Ele estava sorridente e cantante naquele dia, pois sentia que algo de bom aconteceria.

Quando entrou no potreiro e se dirigiu à Filó, Maneco percebeu algo estranho nos olhos da vaca. Ela o olhava concentradamente e bufava muito. Maneco aproximou-se mais e ferozmente Filomena se revoltou contra ele e saiu correndo atrás do peão.

Maneco largou tudo e saiu correndo em direção à cerca. Ele pulou a cerca e se enroscou nela. Levou um baita tombo feio. Pelo menos ele conseguiu escapar da vaca enfurecida.

No outro dia chamou o veterinário, que constatou que Filó estava com a doença da vaca louca. Maneco ficou muito triste, e em homenagem à sua vaca colocou o nome de sua fazenda de Sítio do Tombo Feio, pois havia se lembrado do acidente que ocorrera por causa de Filó.

Filó foi sacrificada, mas sua lembrança permaneceu pra sempre naquele sítio.


José Costa e Rafael Biasi

O dia de Alvinho

Alvinho era o filho único da família, Soares, ele tem 12 anos e praticamente mora sozinho pois seus pais vão para a cidade trabalhar ainda antes do amanhecer.

Alvinho estudava pela parte da tarde então, quando ele acordava, tinha que cuidar das galinhas, alimentar os porcos e tirar o leite da vaca. Na noite que antecedia o seu 13º aniversário ele estava sonhando com os presentes que iria ganhar de sua família principalmente a sua bicicleta de 18 marchas aro 26, porém as suas única preocupações se ele iria alcançar os pés no chão e se seia Caloi a marca da bicicleta, até que ele acordou. Geralmente o galo cantarola diversas vezes. Então como de costume se vestiu, foi ao banheiro, fez as necessidades então começou a rotina de Alvinho.

Alvinho todo dia ia cuidar dos animais, como de costume, ele foi cuidar dos mesmos, quando foi tomar seu café da manhã ele notou que faltou tirar o leite da vaca, então ele esperou alguns minutos pois estava exausto. Pegou seu balde no estábulo e foi assoviando em direção a vaca-leiteira, mas ela parecia um pouco estressada, então quando Alvinho chegou perto dela a vaca se assustou e ficou encarando Alvinho.

Porém, Alvinho estava acostumado com a vaca rabugenta até porque ela era velha demais. Quando ele foi passar a mão para acariciar, ela avançou novamente para cima de Alvinho e saiu correndo atrás dele. Quando chegou na cerca, Alvinho pulou a cerca mas a vaca ficou parada. E o garotinho sentou ao lado de Spirit (o seu cavalo indomável) então ele ficou pensando o que poderia acontecer com ele, era sorte estar vivo.

Alvinho ficou sem o seu leite no café da manhã e teve de esperar os seus pais pelo meio dia. Assim foi o 13º aniversário de Alvinho.

Joana Dalzotto

Inesperado Café da manhã

O amanhecer era lindo e ensolarado, o canto do galo florava nos ouvidos da família Pacheco, seu único filho era Chico, o menino gracioso e muito trabalhador, não tinha medo de nada. Toda manhã bem cedo ele ia em direção ao celeiro para tirar leite de sua vaquinha Almerinda, como fazia há anos.

Chegando lá, arrumou o banco e colocou o balde de baixo de Almerinda, por sua surpresa a vaquinha começou a fazer movimentos estranhos, Chico levou um grande susto, pois nunca havia acontecido isso, alem do mais, era sua vaca preferida. Em um pulo Chico saiu correndo, mas Almerinda continuou correndo atrás dele.

Chico conseguiu chegar até sua casa bem e sem nenhum arranhão. Mas quando foi tomar o seu café da manhã, ficou triste, pois não havia o seu gostoso leite diário.


João Antônio e Guilherme Vedana

A Vaca Indomável

Juquinha acorda logo após o canto do galo em uma bonita manha de sol. Era dia 8 de julho completava 8 anos de idade.Estava alegre, e foi tomar café, mas notou que faltava a bebida essencial para ter um ótimo dia cheio de energia, o leite, então como morava em uma fazenda lembrou da vaca e ele foi tirar o leite.

No caminho encontrou muitos animais, ele cantava música principalmente pinga em mim.

Ele corria alegre pelos campos com seu balde vazio esperando o leite, ele chegou no estábulo onde ficava os animais, tratou os cavalos e foi tirar leite da vaca, pois estava ficando com fome, no entanto quando foi tirar o leite da vaca, a vaca ficou louca e ele teve que fugir, rápido de lá, caso contrario a vaca iria acertar-lo, então voltou para casa triste sem o que comer.

Gabriela Fagundes

Fiona na TPM!

Em uma certa manhã de domingo, Cascão acorda com o canto do galo Shrek, e vai até sua janela abri-lá para cumprimentar seu galo e ele canta mais forte quando vê o menino.

Cascão percebe que o dia está belíssimo, ensolarado depois de dias, ele respirou fundo e deixou seu corpo armazenar todas as energias que o ar trazia consigo, seu estômago roncou depois de horas e ele percebeu que estava faminto. Se moveu lentamente até a cozinha, preparar seu café da manhã, e nesse momento ele percebe que o leite acabou. Então obrigou-se a ir até o curral tirar o leite da sua vaca tão amada Fiona.

Ele alegremente pegou seu banquinho e seu baldinho e foi até Fiona tirar o leite, No caminho para o Curral ele conversou com seu cavalo Encantado, ele prosseguiu caminhando até o curral, mas agora cantava alegremente a música Chora me Liga. Chegando lá ele foi posicionar seus equipamentos e percebeu que Fiona estava estranha, mas ele não deu importância para isso, porque quando ela está na TPM, ela fica indomável e sentimental.

Fiona olhou para Cascão de modo diabólico, o menino tremeu até o último fio de cabelo, Fiona avançou nele e Cascão horrorizado saiu correndo e pulou a cerca que limitava o curral, chegando em cãs, chorou e ficou sem seu leite mais uma vez.



4 comentários:

  1. Olá, passei por aqui...
    Blz de textos!!
    Parabéns!!
    VCs são especiais!!

    ResponderExcluir
  2. oieeeeeee......
    adorei os textos....sabia que vocês
    tem capacidade....prabéns
    beijos
    profe Clecy

    ResponderExcluir
  3. Excelente idéia !
    Sou professor de português em uma escola na região metropolitana de Porto Alegre e gostei da idéia e aplicarei para meus alunos. Aliás se puderem postem mais idéias, ou podemos trocar também algumas.

    adriano_peres@hotmail.com

    ResponderExcluir