sexta-feira, 24 de abril de 2009

Textos de Português - Tirinhas


Textos das tirinhas escritos no dia 17 de Abril.
O objetivo era dar ordem às tiras e escrever um texto coerente com o que se montou.















Christian Andrey Vieira
Nem Tudo Que Reluz É Ouro

Aroldo é um menino muito sapeca, mas obediente e comportado também. Ele mora no Sítio Camargo. Em sua fazenda há uma vaca que nos últimos dias vinha comportando-se muito mau quando tiravam seu leite.

Certa manhã, Aroldo, ao tomar seu café da manhã, sentiu falta de mais leite, sem demora buscou seu banquinho e o balde para tirar de Vanessa, a vaca com mau humor. Já com a metade do balde cheio, Vanessa que não estava gostando, invocou-se e expulsou Aroldo da leiteria a chifradas e aos mugidos, mesmo ela a tratando com muito carinho.

Dias depois sem poder tirar leite, Aroldo foi consultar um veterinário, que foram juntos ao potreiro, com muito medo. E chegando lá uma grande surpresa que os deixou muito feliz, Vanessa estava tendo um pequeno terneiro, que em poucos dias seria uma grande vaca de leite.


Marina dametto

Pedrinho e o susto do leite


Em uma manhã ensolarada Pedro acordou cedo com o cantar do galo Joanito, abriu a janela e foi para a cozinha morrendo de vontade de tomar um leite quentinho.

Foi para a cozinha e ao sentar-se à mesa deparou-se com um delicioso bolo de laranja, recém saído do forno, mas, cadê o leite? Sua mãe naquela manha esqueceu de ir buscá-lo. Como Pedro estava com uma enorme vontade do leite quentinho foi até a dispensa, pegou um balde e um banquinho e foi para o potreiro.

Quando ele chegou perto da vaquinha Lindóia, que naquela manhã estava de mal-humor percebeu que algo estava diferente a ao se sentar no banquinho, Lindóia começou a pular como uma louca de um lado para o outro e Pedro apavorado sem saber o que fazer corria e a vaca corria atrás dele também.

Foi então que ele teve uma idéia tentou distrair a vaca e pulou a cerca do potreiro, assustado foi para casa, cansado e sem o leite, depois deste dia ele decidiu que nunca mais iria tomar leite.


Daniela Zanini e In Monpanai

O leite de Boonrrod


Era um belo dia de segunda – feira, e a mãe de Zezinho, Dona Maria, havia ido até a cidade, pois era dia de feira.

Logo pela manhã, Zezinho acordou e viu que sua mãe não estava em casa. Sozinho, viu que havia um belo dia de sol, resolveu tomar seu café da manhã para logo ir brincar. Arrumou a mesa e percebeu que o frasco de leite estava vazio e resolveu ir buscar, como morava em uma fazenda, tinha muitas vacas por lá. Boonrrod, sua vaca preferida, estava pastando, Zezinho decidiu ir até ela para pegar um pouco de leite para o seu café. Preparou tudo, calçou as botas, pegou o balde e foi em busca de seu leite.

Quando Zezinho foi tirar o leite da vaca, algo de estranho aconteceu, pois ela simplesmente o atacou e ele começou a correr. Correu, correu assustado. Depois deste episódio Zezinho, com medo, desistiu de tirar o leite e rumou até sua casa.



Carlos Adriano Costa

Em Busca do Leite


Na manhã ensolarada de um domingo, o jovem Pablo se viu correndo e pulando por cima da cerca, certamente não esperava aquela reação do animal enfurecido.

Tudo começou quando o pequeno Pablo de apenas oito anos acordou e resolveu ir tirar o leite para o café da manhã. Então, Pablito pegou seu banquinho e o balde e foi até o potreiro, confiante, para tirar leite pela primeira vez na vida, sem ajuda de seu pais que haviam ido ao mercado na cidade. Ele ia assoviando pelo caminho, e também admirou os preciosos cavalos de sua família.

Prestes a chegar, avistou de longe sua vaquinha Sara Lee e começou a conversar com ela. Aí aconteceu o inesperado, o grande mamífero avançou para cima do jovem e que quando notou aquilo, imediatamente começou a correr e Sara Lee foi atrás. Logo Pablo deparou-se com a cerca e quando estava prestes a pula, tropeçou. Já no chão, Pablo assiste a vaca caindo por cima dele.

O menino gritou e acordou assustado, porém tranquilo abriu a janela e viu o lindo dia ensolarado, foi então ao banheiro e dirigiu-se à cozinha. Sentado em frente a mesa notou que faltava leite, entretanto após este pesadelo, ele só beberia leite se viesse em uma caixinha, pois o risco de morrer era menor.


Simone Guerra

A vaca Fiona


Era uma manhã linda e ensolarada. O canto dos galos soou aos meus ouvidos e me fez despertar. O Sítio do Tio João, onde passei minhas férias de verão no ano de 1983 era realmente bonito. O verde das árvores surpreendia todos.

Bem, voltando àquela manhã, acordei e, ao abria as janelas da pequena casinha, tive a imensa vontade de fazer o que nunca havia feito: Tirar leite da vaca do sítio, a Fiona. Lá estava indo e, preparado, entrei no curral, disposto a concretizar meu desejo momentâneo. Porém, o efeito não foi o esperado: Fiona, que era conhecida pelo mau comportamento com estranhos, não se alegrou com minha presença. Deu-me um chute e me fez correr, e o pior: Acompanhou-me na tal corrida.

Assustado, resolvi abandonar o curral e voltar para a casinha do Sítio. Infelizmente, esta minha volta foi solitária, sem o tal sonhado leite. E, sentado à mesa, o que me ele era o que me faltava. Após aquele dia, voltei para minha casa na cidade e, a partir, só compro leite industrializado.


Guilherme Slongo

O caso do Tombo Feio


Maneco era o dono de um sítio, mas esse sítio não tinha nome, pois ele não tinha idéias boas para nomear sua fazenda que tinha comprado recentemente.

Numa bela manhã de sábado, no seu primeiro final de semana no sítio, foi tomar seu café. Mas sentiu falta de algo muito essencial no seu desjejum: o leite!

Maneco se lembrou que quando comprou o sítio, uma vaquinha tinha sido deixada ali pelo antigo dono. E lá foi ele tirar um leitinho fresco da vaquinha Filomena.

Antes de se encaminhar para o potreiro, Maneco foi pegar o balde e o banquinho. Ele estava sorridente e cantante naquele dia, pois sentia que algo de bom aconteceria.

Quando entrou no potreiro e se dirigiu à Filó, Maneco percebeu algo estranho nos olhos da vaca. Ela o olhava concentradamente e bufava muito. Maneco aproximou-se mais e ferozmente Filomena se revoltou contra ele e saiu correndo atrás do peão.

Maneco largou tudo e saiu correndo em direção à cerca. Ele pulou a cerca e se enroscou nela. Levou um baita tombo feio. Pelo menos ele conseguiu escapar da vaca enfurecida.

No outro dia chamou o veterinário, que constatou que Filó estava com a doença da vaca louca. Maneco ficou muito triste, e em homenagem à sua vaca colocou o nome de sua fazenda de Sítio do Tombo Feio, pois havia se lembrado do acidente que ocorrera por causa de Filó.

Filó foi sacrificada, mas sua lembrança permaneceu pra sempre naquele sítio.


José Costa e Rafael Biasi

O dia de Alvinho

Alvinho era o filho único da família, Soares, ele tem 12 anos e praticamente mora sozinho pois seus pais vão para a cidade trabalhar ainda antes do amanhecer.

Alvinho estudava pela parte da tarde então, quando ele acordava, tinha que cuidar das galinhas, alimentar os porcos e tirar o leite da vaca. Na noite que antecedia o seu 13º aniversário ele estava sonhando com os presentes que iria ganhar de sua família principalmente a sua bicicleta de 18 marchas aro 26, porém as suas única preocupações se ele iria alcançar os pés no chão e se seia Caloi a marca da bicicleta, até que ele acordou. Geralmente o galo cantarola diversas vezes. Então como de costume se vestiu, foi ao banheiro, fez as necessidades então começou a rotina de Alvinho.

Alvinho todo dia ia cuidar dos animais, como de costume, ele foi cuidar dos mesmos, quando foi tomar seu café da manhã ele notou que faltou tirar o leite da vaca, então ele esperou alguns minutos pois estava exausto. Pegou seu balde no estábulo e foi assoviando em direção a vaca-leiteira, mas ela parecia um pouco estressada, então quando Alvinho chegou perto dela a vaca se assustou e ficou encarando Alvinho.

Porém, Alvinho estava acostumado com a vaca rabugenta até porque ela era velha demais. Quando ele foi passar a mão para acariciar, ela avançou novamente para cima de Alvinho e saiu correndo atrás dele. Quando chegou na cerca, Alvinho pulou a cerca mas a vaca ficou parada. E o garotinho sentou ao lado de Spirit (o seu cavalo indomável) então ele ficou pensando o que poderia acontecer com ele, era sorte estar vivo.

Alvinho ficou sem o seu leite no café da manhã e teve de esperar os seus pais pelo meio dia. Assim foi o 13º aniversário de Alvinho.

Joana Dalzotto

Inesperado Café da manhã

O amanhecer era lindo e ensolarado, o canto do galo florava nos ouvidos da família Pacheco, seu único filho era Chico, o menino gracioso e muito trabalhador, não tinha medo de nada. Toda manhã bem cedo ele ia em direção ao celeiro para tirar leite de sua vaquinha Almerinda, como fazia há anos.

Chegando lá, arrumou o banco e colocou o balde de baixo de Almerinda, por sua surpresa a vaquinha começou a fazer movimentos estranhos, Chico levou um grande susto, pois nunca havia acontecido isso, alem do mais, era sua vaca preferida. Em um pulo Chico saiu correndo, mas Almerinda continuou correndo atrás dele.

Chico conseguiu chegar até sua casa bem e sem nenhum arranhão. Mas quando foi tomar o seu café da manhã, ficou triste, pois não havia o seu gostoso leite diário.


João Antônio e Guilherme Vedana

A Vaca Indomável

Juquinha acorda logo após o canto do galo em uma bonita manha de sol. Era dia 8 de julho completava 8 anos de idade.Estava alegre, e foi tomar café, mas notou que faltava a bebida essencial para ter um ótimo dia cheio de energia, o leite, então como morava em uma fazenda lembrou da vaca e ele foi tirar o leite.

No caminho encontrou muitos animais, ele cantava música principalmente pinga em mim.

Ele corria alegre pelos campos com seu balde vazio esperando o leite, ele chegou no estábulo onde ficava os animais, tratou os cavalos e foi tirar leite da vaca, pois estava ficando com fome, no entanto quando foi tirar o leite da vaca, a vaca ficou louca e ele teve que fugir, rápido de lá, caso contrario a vaca iria acertar-lo, então voltou para casa triste sem o que comer.

Gabriela Fagundes

Fiona na TPM!

Em uma certa manhã de domingo, Cascão acorda com o canto do galo Shrek, e vai até sua janela abri-lá para cumprimentar seu galo e ele canta mais forte quando vê o menino.

Cascão percebe que o dia está belíssimo, ensolarado depois de dias, ele respirou fundo e deixou seu corpo armazenar todas as energias que o ar trazia consigo, seu estômago roncou depois de horas e ele percebeu que estava faminto. Se moveu lentamente até a cozinha, preparar seu café da manhã, e nesse momento ele percebe que o leite acabou. Então obrigou-se a ir até o curral tirar o leite da sua vaca tão amada Fiona.

Ele alegremente pegou seu banquinho e seu baldinho e foi até Fiona tirar o leite, No caminho para o Curral ele conversou com seu cavalo Encantado, ele prosseguiu caminhando até o curral, mas agora cantava alegremente a música Chora me Liga. Chegando lá ele foi posicionar seus equipamentos e percebeu que Fiona estava estranha, mas ele não deu importância para isso, porque quando ela está na TPM, ela fica indomável e sentimental.

Fiona olhou para Cascão de modo diabólico, o menino tremeu até o último fio de cabelo, Fiona avançou nele e Cascão horrorizado saiu correndo e pulou a cerca que limitava o curral, chegando em cãs, chorou e ficou sem seu leite mais uma vez.



sexta-feira, 17 de abril de 2009

Textos de Português

Aqui vão os textos de português criados no dia 08 de Abril.


Marina Costella


A Vida com Outro Sabor!


Mochila nas costas um All Star furado no pé e muitos sonhos na cabeça. O ano era 2008 e Manuela estava cheia de planos para realizar, até descobrir que na vida nem tudo é como a gente quer, ela simplesmente estava com câncer, uma doença que vai matando aos poucos e com muito sofrimento.
Sabia que seus planos e seus sonhos não estariam em primeiro lugar, pois dedicaria seus segundo em busca da cura de uma doença maligna. Seria uma barreira em sua vida? Ou apenas algo que levaria seu coração a parar de bater. Simplesmente esta pergunta ocupava sua mente e transformava seus dias em um inferno.
Perdeu o seu cabelo, perdeu a escola, perdeu alguns amigos, perdeu o ano, perdeu o medo de viver quando descobriu que era uma garota saudável novamente. Agora Manuela quer transformara sua vida em um livro, ela ainda tem o seu All Star furado e a mochila, que agora está bem mais pesada. Mas os sonhos agora são outros, e cada dia é vivido com outro sabor.


Martina Miotto


Economia Globalizada


Quando se fala em economia, a primeira coisa em que a maioria das pessoas pensam é: crise, moeda, investimentos. Porém, a economia vai além de apenas estes fatores; Lionel Robbin descreveu a economia, em 1932, como “a ciência que estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação existente entre as ilimitadas necessidades a satisfazer os recursos que, embora escassos, se prestem a usos alternativos.”
Essa citação, principalmente na atualidade, descreve, na prática e em simples palavras o que a economia realiza. Falando então em um mundo globalizado, a economia é um fator decisivo e cada vez mais valorizado; representa a produção, distribuição e consumo de bens e serviços oferecido pela sociedade para a sociedade.
Mas, além disso, a economia globalizada gera discussões e desavenças, pois se as nações não estivessem cada vez mais próximas, a crise em uma economia, não afetaria drasticamente outra, tornando-se assim, mais simples de ser resolvida.
Conclui-se então, que a escassez de recursos financeiros trazem soluções alternativas.


João Pietrobon


A Crise


A crise começou nos Estados Unidos, onde as pessoas fizeram empréstimos nos bancos para comprar suas casas, no entanto, os imóveis aumentaram o preço e as pessoas deixaram de pagar os bancos.
Com a queda da venda dos imóveis, eles desvalorizaram muito e os americanos pagavam mais que o valor da casa em juros.
Os Bancos com essa grande perda deixaram de fornecer crédito para os clientes, onde não compraram mais e se estabeleceu uma crise econômica mundial.
Concluo que, os Estados Unidos é um país que importa muito, acabou afetando a economia mundial devido à queda do consumo do povo americano.


Julia Danieli


A escassez da água

A escassez da água é um problema ambiental, que cada vez tende a ser mais grave.
Atualmente, muitas pessoas no mundo inteiro não tem acesso a água potável suficiente para usarem para as necessidades básicas diárias.
Se as pessoas não se conscientizarem em economizar água, daqui alguns anos, faltará água potável, isso gerará muitas doenças e mortes.
Para evitar a escassez no futuro, devemos nos conscientizar hoje, fazendo algumas coisas como fechar a torneira ao escovar os dentes, não tomar banhos demorados, consertar vazamentos o quanto antes, não deixar a torneira pingando, etc., fazendo poucas mudanças no presente, seus filhos e netos poderão ter um futuro muito melhor e com muita água boa para as suas necessidades.


Daniela Zanini

Viver!

O significado da vida vai muito além do que podemos imaginar, vai muito além de palavras ou significados em dicionários.
Feita de escolhas, a vida se segue, escolhas às vezes nem tão fáceis como imaginamos. Alguns momentos se estendem mais que outros, e existem os que nunca serão apagados de nossas memórias, aqueles vividos com pessoas especiais. A vida nos permite ver que apesar dos obstáculos, precisamos seguir em frente, superar as dificuldades e nunca perder a vontade de viver, de ser feliz.
Viver um dia de cada vez, não perder as chances e oportunidades, arriscar-se! Não deixar de sentir, de demonstrar seus sentimentos, permitir sonhar, fazer escolhas, não deixar de amar. ”Não se contente com meias verdades, não viva de mentiras”. O que realmente precisamos é acreditar em nós mesmos, e não pensar só no futuro, mas viver o presente.


Christian Vieira

Um Mundo Globalizado

A Globalização é um aprofundamento da integração entre a economia, a política, a cultura, e a sociedade mundial. Esse aprofundamento ocorre com o aperfeiçoamento entre os meios de comunicação.
As formas como os países integram entre si e aproximam as pessoas, caracteriza a Globalização. Portanto é uma expansão capitalista que permite expandir seus negócios e realizar transações financeiras, sem necessidade de um alto investimento de capital, pois esses são os benefícios que a globalização oferece.
Portanto, a Globalização afeta todas as camadas sociais, principalmente a comunicação como, por exemplo, a Internet. Toda ela tem maior intensidade dependendo da integração entre as nações do planeta.


Joana Dalzotto

Pode ser tarde


Um assunto tão falado ultimamente, mas que não deixou de ser importante. O meio ambiente, vem sendo centro de discussões em todos os países do mundo, adultos, crianças, autoridades, todos sabem do que se trata.
A palavra por si própria já diz tudo, é o nosso meio, onde nós vivemos nosso ambiente, nosso planeta. Mas muitas vezes, além de todas as informações, algumas pessoas ainda queimam, desmatam e poluem, sem medo das consequências.
Vários projetos e ONG’s estão aí para auxiliar a sociedade, como o Greenpeace, que faz diversas campanhas para a preservação da fauna e da flora mundial. Há também os projetos de preservação da Amazônia, que é uma importante reserva do nosso país.
Afinal, todos temos que fazer a nossa parte, para cuidar do que é nosso, e do que será de nossas próximas gerações, para garantir um futuro melhor onde ainda haja água, comida, e um bom ar para respirar.


José Otávio Costa

Água

A água é um bem das pessoas , a água mantém a vida dos humanos e dos animais, ou seja a água que mantém a vida no planeta terra.
Mas para a água não acabar ou secar, nós , seres humanos, temos que nos conscientizar e cuidar da água, não gasta-la sem motivos, cuidar do meio ambiente e dos rios. Pois para os rios sobreviverem, nós não podemos poluí-los,
Também é nosso dever, não desmatar as florestas e derrubar árvores do nosso planeta. Para nossa felicidade, o Brasil não sofre de falta de água, mas isto não deve durar mais muitos anos, se não fizermos nada.
Espero ter passado minhas idéias principais para os leitores de meu texto, então eu peço: para todos nós proteger e cuidar na natureza, e da água e rios.


Laura Dalzotto

Como? Quando? Onde?


Curiosidade: desejo de saber, de ver de conhecer, de se instruir; indiscrição, bisbilhotice; coisa rara, estranha, que desperta o interesse, raridade, preciosidade.
Você sabia? Os primeiros a voar em um balão foram um gato, um pato e uma ovelha? Einstein foi um aluno medíocre. Pretzels salvaram Viena de um ataque turco. O vício em baralho levou um inglês a criar o sanduíche. A mais longa corrida já realizada durou 79 dias. O caratê veio da Índia. A primeira Cola-Cola foi vendida em 1886.
Bonecas Barbie enfileiradas daria 7 voltas na Terra. A pipa já foi utilizada como arma de guerra. O instrumento musical mais antigo já encontrado foi uma flauta. Garfos só chegaram na Europa no século XI. É a temperatura que regula as feições. Roupas e cobertores não aquecem o nosso corpo.
A curiosidade faz com que o ser explore o universo ao seu redor, compilando novas informações às que já se possui. É o desejo de ver ou conhecer algo até então desconhecido.


Gabriela Borgo

A tal Globalização


A globalização atinge não só o Brasil, mas como o mundo inteiro, e tem como característica mais notável, a presença de marcas mundiais. Ela vem afetando todas as áreas da sociedade, principalmente a da comunicação, onde está mais visível na internet.
Hoje em dia, o acesso rápido a tecnologias, novos medicamentos, barateamento nos custos, vem causando nas ultimas décadas, um aumento da longevidade dos paises emergentes e desenvolvidos. A globalização tem causado muita polemica, pois não se sabe a definição do conceito, e há controvérsias a respeito de ser bom, pois possui aspectos tanto positivos quanto negativos.
Muitos crêem que a globalização é um fenômeno moderno que surgiu com a evolução dos novos meios de comunicação, que estão cada vez mais rápidos e eficazes. Podemos destacar como um importante meio de comunicação os sites e programas de conversação on-line, onde pessoas que moram em partes diferentes do mundo podem se comunicar, gerando a troca de idéias e a globalização.
Mas apesar das varias contradições muitos paises se beneficiam com a globalização, através de recursos para expandir negócios sem a necessidade de investimentos altos de capital financeiro, porém com isso obtêm-se como conseqüência o aumento da concorrência. Cabe a você decidir se a globalização tem mais aspectos positivos do que negativos.


Marieli Machado

Amazônia


Em 1966, durante o governo de Marechal Castello Branco, foi criada a Sudam, assim instituindo a Amazônia Legal uma área que abrange 60% do território nacional.
Com concessões de terras megaempresas se instalaram na região gerando conflitos. Logo após foi proibido a prática de desmatamento; como vemos hoje em dia a Amazônia é alvo de muitos, os EUA construíram uma espécie de “forte” na selva, e com isso veio o desmatamento, a matança de animais. Ocorrendo até a extinção.
Vemos nos jornais e programas de televisão, denuncias contra desmatamento e contrabandistas de animais e drogas, mas infelizmente o governo não faz nada nossas terras estão sendo destruídas e nós não fazemos nada para acabar com isso.
Porém a atriz Cristiane Torloni e alguns amigos criaram um “programa” contra o desmatamento, eles já conseguiram milhares de assinaturas e estão prestes a agir, entregando ao presidente da republica e querendo soluções.


Gabriela Fagundes

Leitura na Adolescência

A adolescência é um dos períodos mais complicados da vida, pois os jovens passam por muitas mudanças, não só fisicamente, mas psicologicamente. Essa fase gera muitos conflitos, pois é tanta coisa nova que faz com que se sintam completamente perdidos.
A maioria dos adolescentes pensa que ninguém gosta deles, que ninguém se importa com eles, assim causando grandes danos na parte emocional. Muitos tentam procurar “vícios”, que “ajudem” a superar essa grande fase. Hoje, a maioria dos jovens opta pelo caminho mais sombrio, como as drogas e o álcool, mas atualmente essa situação está se invertendo, muitos desses que ontem escolheriam a droga no lugar de um bom livro, hoje escolhem um bom livro as invés da droga.
Eles conseguiram ver que o mundo dos livros é muito mais interessante que o mundo sombrio das drogas, a leitura salva vidas, ela consegue mudar qualquer ser desse mundo. E com o aumento de alunos lendo, podemos perceber claramente que o seu rendimento escolar também aumentou. A média de livros que cada adolescente lê está em torno de dois por mês, e isso é um grande rendimento, perto de alguns anos atrás.
Hoje, o melhor presente que os pais podem dar aos seus filhos é um livro, assim eles estarão salvando seus filhos do perigo das drogas e entregando-os em um caminhos encantado, cheio de sonhos, belezas, amores e paz.


Rafael Biasi

Copa Libertadores da América

A famosa Copa Libertadores da América é um dos campeonatos mais importantes do mundo, sendo o mais importante da América que o título do mesmo leva para o Mundial Interclubes, neste ano em Abudabi, Dubai.
A Libertadores, este ano, está sendo patrocinado pelo Santander. Para ser campeão da Libertadores temos que jogar 14 jogos até a erguer a taça, vencer em casa é obrigação e ganhar fora de casa é um grande passo para ser campeão. Um exemplo: o Grêmio em 2007 perdeu quase todas as partidas fora de casa e se recuperou no Olímpico em jogos de pura emoção, exceto a final contra o Boca Juniores.
O regulamento para a fase de grupos é simples, são 8 grupos com 4 equipes cada, as equipes jogam três partidas em casa e três fora, sendo os dois melhores de cada grupo serão classificados para as oitavas-de-final. As mesmas são dois jogos, um em casa e outro fora, entre os dois times, quem tiver melhor campanha joga a segunda em casa, pois tem o apoio da torcida para decidir. Este regulamento serve para as quartas, semis e até a final. O sistema de gols é o seguinte: em caso de empate na soma dos gols dos dois jogos, o gol fora de casa “vale dois”, exemplo Grêmio x Santos em 2007: o Grêmio ganhou de 2x0 no Olímpico, porém fora de casa perdeu de 3x1. Então na soma dos dois jogos foram 3x3, mas como o tricolor fez um gol fora de casa que prevaleceu na sua classificação.
Conclui-se que a Copa Libertadores da América de 2009 não vai ser nada fácil, Boca Juniors, River Plate, São Paulo, Cruzeiro, Nacional/UR e o surpreendente Sport estão na briga pelo título que será sofrido, então:
FORÇA GRÊMIO !!


Carlos Costa

Troca de Experiências

A troca de experiência, é um elemento fundamental hoje em dia. Ela serve, como o próprio nome já diz, para adquirir experiência e conhecimentos entre duas ou mais pessoas. Pode ser passada através de conversas, livros, filmes e interações. Porém também há troca de experiência maligna onde o resultado acaba por degredar o ser humano.
Um desses casos é a violência nas escolas públicas e até nas instituições privadas. Essa troca totalmente errada acontece diariamente na maioria do país. Uma das interações mais visíveis é a falta de qualificação dos professores onde acaba por transmitir sua insegurança e às vezes ocorre a perda total de sua paciência perante os alunos.
Outra troca de experiência catastrófica é a relação aluno/professor onde muitas vezes, os educadores aprendem a realidade em que seus alunos vivem quando tornam-se vítimas de violência dos alunos. As principais violências na sala de aula são as agressões verbais, agressões físicas e ameaças. A força dos alunos revoltados e sem limites não pode ser comparada a fragilidade do profissional pouco capacitado, é por isso que vimos cada vez mais casos de violência nas escolas.
Portanto, podemos afirmar que cada pessoa possui sua própria experiência de vida, seja ela boa ou ruim. Mas o que temos que fazer é preparar mais nossos profissionais e exigir mais respeito e educação dos alunos, para assim haver uma troca de experiência produtiva e eficaz.

Guilherme Vedana
Test Drive

Test drive é um jogo onde podemos dirigir varias marcas de carros dos nossos sonhos ex: lamborghini, Audi, Dodge, Ford e muitos outros. Esse jogo é proibido no Brasil para menores de 18 anos, por conter muita violência e desrespeito à polícia da cidade, um dos casos mais comuns são os de fugas da polícia e assassinato de pessoas indefesas, e com o dinheiro que conquista-se com essa violência, compramos carros, e modificamo-os.Também podemos fazer corridas ilegais pela cidade. O jogo ocorre na Ilha do Havaí, onde há muitas lojas de roupas e calçados para comprar com o dinheiro ganho. O objetivo do jogo é conquistar a Ilha do Havaí, derrotando oponentes em corridas, ao término do jogo o personagem principal irá mudar-se para outra ilha e terá de conquista-la no Test Drive2.


Guilherme Slongo

Ilusão


O que estaria acontecendo com o Brasil? O governo cumpre com o que diz? A maioria é honesto?

Perguntas fáceis de responder para alguns, difíceis para outros, pois o cidadão brasileiro não sabe o que se passa dentro dos congressos e senados, e o que ocorre por fora deles também.

Época de eleições. Tudo é uma maravilha. Uma hora de políticos prometendo na televisão todos os dias. As pessoas acompanhando os candidatos para ver qual é a melhor proposta de governo. Para quê? Todos nós sabemos que depois que passam as eleições, o Brasil volta pra mesma. Depois disso, ao invés de políticos prometendo, são duas ou três horas de políticos cassados, sendo investigados por corrupção, sonegação e coisas mais.

O cidadão ainda tem que agüentar calado, vendo o dinheiro do seu imposto indo para as contas bancárias dos “prometedores”. Isso não acabará cedo, por isso vote em branco. É a melhor opção de candidato.



Simone Guerra

Os paradoxos do nosso tempo

O paradoxo do nosso tempo, as contradições deste nosso tempo! Hoje, temos prédios mais altos e moral cada vez mais baixa. Temos internet banda larga, porém pontos de vista mais estreitos.

Ah, as contradições! Hoje temos mais graus acadêmicos, porém menos senso. Hoje temos escolas maiores, mas conhecimentos reduzidos. Temos mais médicos, mas menos saúde. Multiplicamos nossas posses, e acabamos por reduzir nosso valor. Ganhamos mais, porém aproveitamos menos. Falamos demais e escutamos de menos. Adicionamos anos à vida, porém não adicionamos vida há estes anos.

Sim! Já fomos à lua e dela já voltamos, porém temos dificuldade em atravessar a rua e visitar nossos vizinhos. Queremos, cada vez mais, aumentar nossas riquezas materiais, entretanto vendemos nossas almas. Respeitamos os médicos, os advogados... Quanto aos mendigos? Massacramo-os. Dividimos o átomo, mas não nossos preconceitos. Planejamos mais, mas vivemos menos.

Esses são dias de copos descartáveis. E a natureza? Não, esta não é descartável. Nestes dias de alta tecnologia, o respeito está cada vez menor. Estes são dias em que você pode escolher entre fazer a diferença ou simplesmente apertar a tecla ‘Del’.


Karen Nicolodi

Os Professores e a violência escolar

Os tempos mudaram. Atualmente, os professores já não são mais vistos como uma figura amedrontadora a qual deve-se obedecer cegamente e a qualquer custo. Porém, atitudes como respeitar e deixar a agressividade de lado nunca deveriam deixar de existir.

Casos como o da professora Gláucia da Silva, da escola estadual Bahia, em Porto Alegre-RS, vêm perplexando a população a cada dia. A professora gaúcha que foi agredida por uma aluna de quinze anos, está internada com traumatismo craniano e afirma que não lecionará naquela instituição de ensino novamente. Enquanto à agressora, ele insiste em afirmar não compadecer-se e muito menos arrepender-se do que fez, relatando que a culpada é a própria professora, “por não ter pulso firme”.

A mídia e a teledramaturgia também vêm abordando o assunto com frequência. Na novela global “Caminho das Índias”, por exemplo, o personagem “Zeca”, interpretado pelo ator Duda Nagle é a idealização de que casos como o da professora Gláucia não ocorrem apenas no pauperismo: O garoto rico e mimado não possui limites e ainda por cima é apoiado pelos pais. Além da novela, telejornais, revistas e outros veículos de comunicação exibem reportagens sobre exemplos imorais de violência escolar que espantam e, ao mesmo tempo, fazem o telespectador se sentir indignado.

A violência nas escolas é uma lamentável realidade que irá se agravar seriamente caso não haja uma conscientização por parte da sociedade, dos alunos e de seus familiares. Logo, a hora de aprender a respeitar é definitivamente agora.